terça-feira, 23 de abril de 2013

Violência psicológica



Idade
32 anos
Estado Civil
casada
Profissão
trabalha a dias em casa particular
Escolaridade
6º ano Filhos 2 filhos: 9 e 4 anos
Marido
trabalha na construção civil

Namoro
"O período do namoro foi
assim uma coisa
muito…muito parva".
"(…)depois em 6 meses
namorei e
casei.","Pensava que o
conhecia(…)","(…)eu optei
por me casar porque foi
uma maneira de fugir já
aos maus tratos que tinha
da minha mãe e caseime(…)"

Casamento
"Fiquei de baixa e
começaram os problemas
porque o dinheiro que ele
ganhava, consumia-o e
não me dava dinheiro
nenhum. Tinha maus
vícios(…)"


Primeiro episódio de violência doméstica
"Não tínhamos relação.",
"Palavras. Palavras assim,
pronto um bocado, que
valia mais às vezes darme
uma chapada do que
às vezes as palavras que
dizia.", "(…)sempre berros
e maus tratos verbais, ele
chamava-me de p…para
cima."


Os filhos
"(…)a minha filha mais
velha ficou com traumas,
ficou com traumas que
ainda hoje se reflectem,
que ela tem 9 anos e
inclusive ela
hoje...reprovou no 2º
ano(…)","A minha mais
velha. A minha mais velha
sim."


A família dele
"(...)já tinha um irmão que
já tinha batido na minha
cunhada(…)","Eu acho
que, no caso do meu
marido, no caso do meu
marido foi, já vinha de
família. Pronto, eles
sempre andaram à
vontade, andavam até às
tantas da madrugada,
nunca os pais meteram
regras, não tinham regras
em casa. "


O pedido de apoio
"Fui porque eu vim mais
por causa da minha filha
mais velha. Eu vim porque
ela não chorava, ela não
desabafava, não falava e
era uma criança que não
manifestava os
sentimentos e na escola
ela começou a ir abaixo,
abaixo, e então eu pedi
apoio para ela."


Os apoios que teve
"(…)ela só ouvia o que eu
dizia e nunca me disse
isso está mal ou isso está
bem, nunca me disse,
pronto, só me ajudou e foi
lá falar com ele.","(…)se
não fosse a doutora lá ir a
casa e fazer-lhe ver as
coisas, eu acho que ele
não mudava tão
depressa."


Que projeto de vida definiu para si
"(…)acho que homem
nenhum merece o
sacrifício da gente tar a
sair daquilo nosso por
causa deles.","(…)mal por
mal vale mais este que já
o conheço e nunca me
passou pela cabeça eu me
separar dele, acho que
nunca."


Tipo de violência doméstica
Foi vítima de violência
psicológica.


Ana Paula Teixeira Marques
A Violência Doméstica:
A intervenção dos técnicos de acompanhamento na
construção de projectos de vida alternativos.
Um estudo de Caso
Universidade Portucalense



Nenhum comentário:

Postar um comentário