domingo, 14 de abril de 2013

DIMINUINDO OS RISCOS COM O USO DO EPI


 
A análise é minuciosa. Em todas as etapas da obra, desde a demolição até a pintura e limpeza são estudados os riscos químicos, físicos, biológicos e
ergonômicos de cada atividade e enfatizado a importância de estar eliminando os efeitos que o desrespeito à atividade pode causar.



Orientações
Feita esta constatação do dimensionamento do risco, fica mais tranqüilo para controlá-la. Com isso, foi montada uma regra em que se combina a conseqüência com a probabilidade do mesmo, o resultado dá a sua dimensão. Um exemplo, o deste evento, e principalmente se quem cair for ele o trabalhador. O desejável, de acordo com as intenções estabelecidas pela empresa, é que a percepção do comportamento mostre o risco, e com isso a não ocorrência dos mesmos. Para que isso aconteça são aplicados os mecanismos de controle, como a inspeção de
segurança, a liberação de área e de equipamentos, entre outros, ficando a responsabilidade da inspeção por conta da empresa de segurança, a qual é ligada ao engenheiro que fiscaliza os serviços; onde a empresa faz um relatório e comunica ao engenheiro que procede em verificar. Tais procedimentos não isentam os funcionários que fazem o uso direto de cada equipamento.
A comunicação é aberta na empresa, tanto da empresa para com os
funcionários como ao contrário, pois da mesma forma que ela deixa claro, durante os treinamentos, o que deve ser feito para que exista segurança nas obras, os trabalhadores devem avisar qualquer situação de comportamento risco que verificarem na execução da tarefa. E assim como os operários podem detectar um comportamento de risco que não havia sido descrito.
É realizado também pela empresa de segurança de trabalho monitoramento de acordo com as normas brasileiras, este procedimento serve para monitorar e medir o desempenho da Segurança e Saúde Ocupacional (SSO). Para tal são descritas todas as medições e monitoramentos feitos dentro do sistema e estabelecido os indicadores pró-ativos e reativos, assim como o registro destes dados. Estas informações facilitam a análise de ações corretivas e preventivas.
Além destes procedimentos, existem outros que a empresa utiliza e que
contribuem para a prevenção dos acidentes, como o de Liberação de Equipamentos, onde os operadores por meio de um check-list conferem os vários itens para terem certeza de que estão em condições de uso.
Em linhas gerais o processo estudado e pesquisado foi elaborado
conjuntamente pela empresa de segurança e a empresa passa pelas seguintes fases:
a) Planejamento de como realizar:
- pesquisa sobre a percepção da segurança na empresa;
- preparação da gerência e dos trabalhadores para o trabalho a ser feito;
- recrutamento de interessados em participar;
- entrevistas e análise de ocorrências anteriores;
- treinamento dos observadores.
b) Desenvolver medidas do desempenho em segurança, registrando qual (is) comportamento (s) se está objetivando reduzir ou incrementar (uso de EPI, cumprimento de normas de segurança);
c) Efetuar o treinamento de observadores;
d) Efetuar a observação;
e) Registrar as medidas identificadas para o caso;
f) Estabelecer metas de melhoria; Por exemplo, verificou-se que é comum
encontrar funcionários sem usar os óculos de proteção, faz-se à análise
para identificar as causas, verifica-se as conseqüências para a pessoa e
se estabelece uma meta para aumentar o uso dos óculos, sendo que esta
meta é definida com a participação dos funcionários.
g) Efetuar novas observações;
h) Divulgar a informação colhida a partir das observações e o alcance das
metas estabelecidas;
i) As informações obtidas são repassadas em reuniões específicas, na qual
todos são convidados a participar;
j) Buscar a melhoria contínua.


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL




Nenhum comentário:

Postar um comentário