quarta-feira, 24 de abril de 2013

Nossas Necessidades

1 – Necessidades Fisiológicas
São necessidades primárias, essenciais à sobrevivência, inatas e instintivas. Estão no nível mais baixo da pirâmide e exigem satisfação periódica e cíclica.

2 – Necessidades de Segurança São as necessidades secundárias, raramente são satisfeitas em sua plenitude, conduz à uma busca sem fim da tranqüilidade pessoal e de uma situação segura.
3 – Necessidades Sociais O homem é um ser social, e necessita estar sempre participando de alguma coisa, de associações, clubes, novas amizades, aceitação pelos amigos, interagindo a todo momento com o meio e com outras pessoas.
4 – Necessidades de Auto-Estima São as necessidades de respeito, autoconfiança, status, boa reputação, reconhecimento. è decorrente da auto avaliação de cada indivíduo e para que essas necessidades apareçam, as demais devem estar razoavelmente satisfeitas.

5 – Necessidades de Auto Realização Tratam-se das necessidades mais elevadas, está no topo da hierarquia, as necessidades de crescimento, incluem dar vazão ás próprias potencialidades, é o desejo de realizar plenamente aquilo de que é capaz.
A teoria de Maslow é bastante simples em sua concepção, uma vez que se baseia em uma lista de necessidades comuns a todas as pessoas e indica que uma necessidade satisfeita não é motivadora de comportamento, apenas aquelas não satisfeitas influenciam o comportamento. A motivação provém de necessidades intrínsecas ao indivíduo, não podendo ser implantadas em seu interior. Sozinha, ela não consegue explicar os vários aspectos envolvidos no complexo campo motivacional e para que se possa explicar melhor a motivação, torna-se necessário uma análise de outras teorias.


Fonte: http://novo-mundo.org/ciencia/wth-e-piramide-de-maslow.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário