terça-feira, 2 de abril de 2013

Corpos Estranhos no Nariz ou Garganta

 

Nariz

Corpos estranhos no nariz também ocorrem com mais freqüência em crianças; geralmente causam dor, crises de espirro e coriza. Podem resultar em irritação se não forem removidos imediatamente.Insetos podem se alojar nas narinas de crianças e adultos, indiferentemente. Não usar instrumentos como pinça, tesoura, grampo ou similar.A conduta correta é comprimir com o dedo a narina não obstruída e pedir o acidentado para assoar, sem forçar, pela narina obstruída.

Normalmente este procedimento ajuda a expelir o corpo estranho. Se o corpo estranho não puder sair com facilidade, devemos procurar auxílio médico imediatamente.

Manter a vítima calma, cuidando para que não inale o

corpo estranho. Não permitir que a vítima assoe com

violência. A vítima deverá aspirar calmamente pela boca,

enquanto se aplicam as manobras para expelir o corpo

estranho.

 

Garganta

A penetração de um corpo estranho na garganta pode constituir um problema de proporções muito graves.

Geralmente as pessoas engasgam-se com moedas, pequenos objetos, próteses dentárias, espinhas de peixe, ossos de galinha e outros alimentos e até mesmo com saliva.

Antes de qualquer coisa, o acidentado deve ser tranqüilizado, fazer com que respire o mais normalmente possível sem entrar em pânico. Isto é muito importante, pois qualquer pessoa que engasga, seja com o que for, tende a ficar nervosa, entrar em pânico e termina por perder o controle da respiração, o que pode ser desastroso.

Depois de tranqüilizar o acidentado e fazer com que respire normalmente, identificar o tipo de objeto que causou o engasgo. Passar imediatamente a aplicar as técnicas para expelir o corpo estranho. As principais técnicas recomendadas são: tapotagem, compressão torácica e compressão abdominal.

 


Manual de Primeiros Socorros
Edição, distribuição e informações:
Ministério da Saúde
Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ
Vice Presidência de Serviços de Referência e Ambiente
Núcleo de Biossegurança
Av. Brasil 4036 sala 715 e 716 Manguinhos
21040 361, Rio de Janeiro, R.J.
Fone: (21) 3882 9158
Fax: (21) 2590 5988

Nenhum comentário:

Postar um comentário