sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dicas para uma boa redação


1. Pense no que você quer dizer e diga da forma mais simples. Procure ser direto na construção das sentenças.
2. Corte palavras sempre que possível. Use a voz ativa (ele pinta a parede), evite a passiva (a parede é pintada por ele).
3. Evite termos estrangeiros e jargões.
4. Evite o uso excessivo de advérbios.
5. Seja cauteloso ao utilizar as conjunções "como", "entretanto", "no entanto" e "porém". Quase sempre são dispensáveis.
6. Tente fazer com que os diálogos escritos (em caso de narração) pareçam uma conversa.
7. Uso do gerúndio empobrece o texto. Exemplo: Entendendo dessa maneira, o problema vai se pondo numa perspectiva melhor, ficando mais claro.
8. Adjetivos que não informam são dispensáveis. Por exemplo: luxuosa mansão. Toda mansão é luxuosa.
9. Evite o uso excessivo do "que". Essa armadilha produz períodos longos. Prefira frases curtas.
Exemplo: O fato de que o homem que seja inteligente tenha que entender os erros dos outros e perdoá‐los não parece que seja certo.
10. Evite clichês (lugares comuns) e frases feitas. Exemplos: "subir os degraus da glória", "fazer das tripas coração", "encerrar com chave de ouro", "silêncio mortal", "calorosos aplausos", "mais alta estima".
11. Verbo "fazer", no sentido de tempo, não é usado no plural. É errado escrever: "Fazem alguns anos que não leio um livro". O certo é "Faz alguns anos que não leio um livro".
12. Cuidado com redundâncias. É errado escrever, por exemplo: "Há cinco anos atrás". Corte o "há" ou dispense o "atrás". O certo é "Há cinco anos..."
13. Só com a leitura intensiva se aprende a usar vírgulas corretamente. As regras sobre o assunto são insuficientes. Leia os bons autores e faça como eles: trate a vírgula com bons modos.
14. Nas citações, use aspas, coloque a vírgula e um verbo seguido do nome de quem disse ou escreveu aquilo. Exemplo: "O que é escrito sem esforço é geralmente lido sem prazer.", disse Samuel Johnson.
15. Leia muito, leia sempre, leia o que lhe pareça agradável.
16. Escreva diários, cartas, e‐mails, crônicas, poesias, redações, qualquer texto. Só escrevendo, se aprende a escrever.
17. Esqueça o “onde”, é só para lugar. Use “em que”, “no qual”, “cujo”.
18. Esqueça “cada vez mais”, “hoje em dia”, “atualmente”, já que você só vive a época atual e conhece pouco da que passou...
19. Não fuja do tema, trace um roteiro com começo, meio e fim. Fique nele. Todo professor reconhece “enrolação”, não queira mostrar o que não sabe.
20. Cuidado com “e” e “é”, “está” e “esta”. Faz muita diferença na compreensão de seu texto.

Na hora da prova...
1º Passo ‐ Procure o melhor entendimento do tema. Leia com calma a proposta da redação.
Lembre‐se: há temas de duplo sentido.
2º Passo ‐ Se o tema for objetivo é sempre bom fazer uma lista de idéias antes de começar a redação. Se o tema for subjetivo, o melhor procedimento é a enumeração ou observar as ideias nas entrelinhas.
3º Passo ‐ Tema objetivo ou subjetivo, não tenha dúvidas: primeiro faça um esboço de seu texto, como um roteiro de viagem.
4º Passo ‐ Na prova de redação de vestibular, o que mais se observa no texto é a ligação das ideias. E a melhor forma de alcançar a qualidade está na seleção dos aspectos a serem enfocados no texto.
5º Passo ‐ Por isso, é de bom tamanho saber previamente o que será discutido, analisando cada parágrafo da dissertação.
6º Passo ‐ Trata‐se de estruturar a redação pelos parágrafos, sem perder de vista a coerência interna e a coerência externa, qualidades que não podem ser desprezadas pelo escritor.
7º Passo ‐ Para alcançar a coerência com facilidade, basta não perder de vista o tema central do parágrafo.
8º Passo ‐ Lembre‐se: o primeiro parágrafo estabelece o tema central capaz de exigir maiores cuidados do escritor e de prender a atenção do leitor.
9º Passo ‐ Contrapor ideias no texto torna‐o mais dinâmico, e ao mesmo tempo demonstra que o escritor vai discutir, e não impor ideias.
10º Passo ‐ Todo esse cuidado pode ser prejudicado sem uma boa revisão gramatical. Não esqueça de reler seu texto, no mínimo, duas vezes.

FONTE: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário