domingo, 21 de abril de 2013

Alimentação Integral


A promoção da alimentação integral começa diante das dificuldades econômicas pelas quais passa o país.
Torna-se cada vez mais difícil adquirir alimentos adequados ao consumo do dia-a-dia, razão pela qual alimentação equilibrada é atualmente uma das maiores preocupações do nosso cotidiano.
Dessa forma, devemos aproveitar tudo que o alimento pode nos oferecer como fonte de
nutrientes.

Dentre os diferentes padrões de alimentação destacam-se as dietas não usuais, sendo as mais abordadas pela literatura: naturalista, vegetariana,
macrobiótica e alimentação integral. Elas possuem características específicas e produzem diferentes repercussões sobre o organismo humano.
A alimentação integral possui como princípio básico a diversidade de alimentos e a complementação de refeições, com o objetivo de reduzir custo, proporcionar preparo rápido e oferecer paladar regionalizado.

Estudos mostram que o homem necessita de uma alimentação sadia, rica em nutrientes, que pode ser alcançada com partes dos alimentos que normalmente são desprezadas.
As perdas não ocorrem somente em plantações, transporte e armazenamento inadequado, mas também no preparo incorreto dos alimentos.
Os principais alimentos ou produtos utilizados para complementar a dieta convencional são: pós (casca de ovo, semente de abóbora); farelos (trigo, arroz,
milho); farinhas torradas, raízes e tubérculos.
Só com a conscientização, através da Educação Nutricional, é que se pode reverter o quadro alimentar atual do Brasil.


CARACTERÍSCAS BÁSICAS:
• Alto valor nutritivo;
• Baixo custo;
• Paladar regionalizado;
• Preparo rápido.


Banco de Alimentos e Colheita Urbana
Receitas de Aproveitamento Integral dos Alimentos
Série MESA BRASIL SESC - Segurança Alimentar e Nutricional







Nenhum comentário:

Postar um comentário