sábado, 21 de julho de 2012

"INFLUENZA A H1N1'



Nesta época do ano, quando o frio começa a aparecer, é normal que procuremos estar em locais fechados, (ônibus, salas de aula, etc) e mais quentes,procurando sempre nos manter aquecidos. Junto com o frio, surge também um grande aumento no numero de doenças respiratórias - gripes, resfriados, crises alérgicas, etc - e vem crescendo, novamente, o numero de casos da influenza A (H1N1), ou como muitos conhecem, Gripe Suína.
No Sul de Minas no ano de 2012 já são quatro mortes registradas e confirmadas pela doença. Mas não é preciso que nos alarmemos com a influenza A H1N1, é preciso que tomemos algumas medidas simples, mas que podem nos manter livres dela.


VAMOS CONHECER UM POUCO MAIS DA DOENÇA?
O que é a influenza A (H1N1)?
É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus influenza é transmitido de pessoa para pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.


QUAL A DIFERENÇA ENTRE GRIPE COMUM E A INFLUENZA A H1N1?
Elas são causadas por diferentes subtipos da influenza. Os sintomas são muito parecidos e se confundem: febre repentina, tosse, dor de cabeça, dores musculares, dores nas articulações e coriza (nariz escorrendo). Por isso, não importa, neste momento, saber se o que se tem é gripe comum ou a nova gripe.
Deve-se orientar a população a procurar um médico ou um posto de saúde quando aparecer qualquer destes sintomas - febre alta repentina, superior a 38 C°, acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações.
O Ministério da Saúde traz uma série de recomendações para a prevenção da infecção pela influenza AH1N1, são estas:
► Ao tossir ou espirrar, cobrir nariz e boca com lenço descartável ou com os braços, NUNCA com as mãos;
► Evitar locais fechados e com aglomeração de pessoas, isso reduz o risco de contrair a doença;
► Evitar o contato direto com pessoas doentes;
► Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
► Evitar tocar olhos, boca e nariz sem lavar as mãos:
► Lavar as mãos com ÁGUA e SABÃO, especialmente depois de tossir ou espirrar e depois de tocar as superfícies:
► Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar se houve contato com pessoas doentes:
► Não usar medicamentos sem orientação médica.


TRATAMENTO
A influenza A H1N1 se cura sozinha ou em todos os casos devem ser tratados com medicamentos?
A maioria dos casos se apresenta de forma leve e se cura com hidratação, boa alimentação e repouso.
Em casos suspeitos, quem deve prestar o primeiro atendimento ao doente?
O doente deve ser atendido na unidade de saúde ou policlínica mais próxima de sua residência. Se for o caso, a unidade de saúde fará o encaminhamento para os hospitais de referencias.
O vírus influenza A H1N1 é transmitido as pessoas mediante o consumo de carne de porco processada ou de outros produtos alimentícios?
Não há evidências de transmissão do vírus da influenza A H1N1 pelo consumo de carne de porco ou de quaisquer produtos alimentícios. Ademais,os tratamentos térmicos utilizados comumente no cozimento da carne de poroco eliminam qualquer vírus potencialmente perigoso e presente na carne crua.


FONTE: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário