sábado, 28 de abril de 2012

"SAÚDE BUCAL DO BEBÊ



CUIDADOS COM O BEBÊ: O leite materno é muito importante no primeiro ano de vida do bebê pois possui tudo do que ele precisa, inclusive anticorpos para a defesa do seu organismo. A sucção do seio é um exercício importante para o desenvolvimento da boca e dos dentes, além de criar hábitos corretos de deglutição (engolir) e, futuramente, de mastigação. Porém, se não for possível amamentá-lo, deve-se utilizar mamadeira com bico anatômico. Não adoce a mamadeira, a água, os chás ou os sucos. Mel e açúcar mascavo também provocam cárie.


NASCIMENTO DOS DENTES: Quando os dentes começam a nascer, a criança pode ficar inquieta, rejeitar alimentos, levar constantemente as mãos e outros objetos a boca, babar excessivamente e chorar sem motivo aparente. O primeiro dente costuma aparecer por volta dos 6 meses. Geralmente, até os 3 anos de idade, todos os dentes de leite já nasceram. As crianças possuem 20 dentes de leite. Apesar de serem dentes que caem, são muitos importantes, pois auxiliam na articulação das palavras e no desenvolvimento dos maxilares e músculos da face da criança; também orientam a posição correta e mantêm o espaço para o nascimento dos dentes permanentes. Os permanentes nascem, aproximadamente aos 6 anos.


INICIANDO A ESCOVAÇÃO E O USO DO FIO DENTAL: A higiene bucal deve iniciar antes mesmo do nascimento do primeiro dente de leite da criança. Após cada mamada,limpe a boca da criança com fralda ou gaze limpas e umedecidas com água filtrada. Evite mamadas noturnas e leite ou sucos adoçados. Depois do nascimento do primeiro dente de leite do fundo da boca do bebê, a escovação deve ser feita utilizando-se uma escova infantil de cerdas macias, sempre após cada refeição e antes de dormir. Até os 2 anos de idade, a criança já deve ter adquirido o hábito de escovar os dentes. Deixar as crianças ver os adultos escovarem os dentes estimula a imitação. Também a partir dessa idade que se inicia o uso do fio dental. A escovação deve ser acompanhada pelos pais até os 9 anos de vida. Os bons hábitos de higiene bucal são essenciais para se ter dentes fortes e saudáveis.


ALIMENTAÇÃO: Durante a infância é essencial ter uma alimentação balanceada que proteja os dentes contara a cárie e as doenças de gengiva. Seguem algumas dicas para uma boa alimentação:
•estabeleça horários e rotinas, evitando que a criança coma a toda hora;
•é fundamental restringir a ingestão de comida e bebidas com alto teor de açúcar;
•siga a orientação do pediatra quanto a introdução dos alimentos pastosos o dos alimentos sólidos, pois isso é fundamental para o desenvolvimento da musculatura bucal e, consequentemente, da fala;
•evite alimentos cariogênicos, como balas, iogurtes e refrigerantes. Dê preferência para alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras;
•evite deixar a criança comer alimentos aderentes e pegajosos como gomas de mascar e caramelo.



VOCÊ PODE FAZER MUITO PARA INFLUENCIAR POSITIVAMENTE A SAÚDE E O 
BEM ESTAR DE SEU FILHO!
Fonte: PSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário