sábado, 14 de abril de 2012

FAMÍLIA - Lição prática de Deus



Um lar que coloca Cristo em seu centro oferece possibilidade ilimitada de estudar a bíblia, aprender teologia através de lições praticas inseridas na dinâmica familiar e de falar ao mundo sobre Deus através do testemunho individual e dos relacionamentos entre seus membros. É essencial que os pais reflitam sobre sua vida o processo de santificação para que, com isso, seus filhos possam ver a fé em ação na vida diária (Dt 6, 7-9).
O plano de Deus para o casamento é a apresentado em Gênesis (2, 24). Em Êxodo cada um dos mandamentos do Decálogo trato do comportamento dentro do círculo familiar. Em Levítico, a lei impõe a pena de morte para aqueles que profanam o lar. Em Números, a contagem do povo é realizada por unidades familiares (Nm 4, 1-2). Deuteronômio enfatiza a instrução que os pais devem oferecer (6, 1-12). Josué descreve um patriarca piedoso que conduziu sua família nos caminhos do Deus Javé (Jó 24, 15), enquanto juízes traz o relato do desejo egoísta e incontido de Sansão. Rute apresenta uma linda história de amor romântico que culmina com um casamento piedoso (Rt 1, 16-17). 
Nos livros de Samuel, Reis e Crônicas, a história de Israel mostra a influência do lar sobre os reis. A perversidade de Acabe foi propagada e exacerbada por sua esposa Jezabel (1Rs 21, 5-16), enquanto a grandeza de Samuel e sua sensibilidade extraordinária a Deus certamente se deram, em parte, à influência de Ana, pois sua mãe devota (1Sm 1, 27-28). Em Esdras, Neemias e Ester, uma descendência piedosa é preservada através da unidade familiar (Et 2, 20; 4,14).
Jó revela o ataque de Satanás sobre o lar pela morte, enfermidade, pobreza e pelos conflitos internos (Jó 1, 13-21; 2, 7-10). Os salmos trazem promessas para o lar (Sl 127); Provérbios e Eclesiastes transbordam de ditados sobre a família e os relacionamentos interpessoais (Pv 14,1; 22,6; Ec 4,9-12). Cântico dos cânticos é um relato explicito do amor sagrado e exclusivo entre um homem e uma mulher (Ct 4. 1-7). Os livros proféticos mencionam transgressões explícitas de princípios da piedade na vida em família. No Novo testamento, os evangelhos sinópticos apresentam os ensinamentos de Jesus acerca da família (Mt 19.3-9), e joão registra o primeiro milagre de Jesus num casamento em Caná (Jó 2.1-11). Atos menciona o lar, juntamente com a sinagoga, como um local de culto (At 2.46; 12.12). As Epístolas também estão repletas de ensinamentos acerca da família (1co 11.1-16 Ef v5.21.). Ate mesmo o livro de apocalipse tem uma mensagem para o lar (Ap 3.20). deus ordena que o marido ame sua esposa como Cristo amou sua igreja, assumindo a liderança e responsabilidade. A esposa foi crida para ser auxiliadora de seu marido (Gn 2.18), suplementando sem suplantar, complementando sem comandar. Os casais que têm filhos são admoestados a levar a sério suas responsabilidades ensinar-lhes a palavra de Deus em todas as ocasiões.



Retirado da: A BÍBLIA DA MULHER


Nenhum comentário:

Postar um comentário