terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

"A INFLUÊNCIA DA PROPAGANDA NA ALIMENTAÇÃO"

A propaganda é uma das principais formas de se divulgar produtos. Seu papel é
tornar o produto anunciado algo mais desejado e necessário. Muitas vezes, para
conseguir esse resultado, a propaganda tenta passar a idéia de sucesso e modernidade
ao produto que está sendo divulgado.
No entanto, a rapidez com que novos produtos são criados e colocados no mercado
os transforma em algo que parece descartável, antigo e que não serve mais. Isto
acontece porque outros produtos são criados para substituir aqueles anteriormente
divulgados, o que resulta em um grande ciclo de consumo.
Esse processo não é diferente para os alimentos. Uma das principais formas de divulgá-los para a população é por meio da propaganda em rádio, televisão, revista, entre outros, que acabam por nos influenciar. Quem não passou por situações como essas:
• Encantar-se ao ver o seu super-herói favorito anunciando um cereal?
• Querer toda a coleção de brinquedos distribuídos em promoções de refeição esanduíche?
• Interessar-se pelo novo biscoito recheado da propaganda, que vem em formato de bichinhos e é super divertido?
• Desejar beber o mesmo refrigerante que os astros de rock ou a banda de música preferida?

ASSIM, UMA EQUAÇÃO NADA SAUDÁVEL É CRIADA
Pessoas que acreditam em
quase tudo o que assistem
na propaganda.

+

Muitas propagandas de alimentos
com quantidade
elevada de açúcar, gordura
saturada, gordura trans e
sódio.

+

Uso de brindes e da imagem
de que esses alimentos
são saudáveis.

É IGUAL A:

Conjunto de fatores que favorecem a obesidade e o aparecimento
de conseqüências ruins à saúde das crianças.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)
SEPN 515, Bloco B - Edifício Ômega
Brasília/DF
CEP: 70.770-502
Telefone: (61) 3448-1222
www.anvisa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário